quarta-feira, 7 de abril de 2010

Arena#03 (Lançamento)

Demorou mais do que gostaríamos, mas no final ficou o mais eclético Arena até aqui produzido. Nós vínhamos tentando arrumar uma forma de agilizar o Arena, pois trabalhar com colaborares é desgastante às vezes. Nem chega a ser uma reclamação propriamente dita, afinal, como “colaborador” entende-se que o artista em questão faz quando tiver tempo, independente de qualquer coisa. Nosso maior erro quando resolvemos criar o Arena em 2005/06 foi achar que conseguiríamos produzir HQs seriadas de forma bimestral. Que tremenda inocência a nossa! De nossa primeira reunião até sua confecção o Arena#01 demorou 1 ano e meio para sair da idéia a duras penas. Muitos colaboradores atrasaram de forma imoral, tivemos desistências pesadas e o esquema “quadrinho seriado de forma bimestral” só nos sonhos da Alice. O que deixou vários vácuos para segunda edição, pois o planejamento tinha sido todo baseado na primeira reunião, e a primeira edição, mesmo que lançada no susto, levou em consideração essa reunião. Tivemos que reavaliar toda a segunda edição, pois de cara vimos que o esquema não funcionaria de forma nenhuma. Depois de mais 1 ano e meio, lançamos a segunda edição de forma mais organizada e sem preocupações com HQs seriadas.

Chegamos então na terceira edição, que era pra ter sido lançada teoricamente mais rápida, pois resolvemos que o Arena se dividiria entre textos e HQs, para o viabilizar mais rápido. Durante 5 meses recolhemos material e conseguimos coisa suficiente para praticamente duas edições, isto é, as edições #03 e #04. O problema foi que tivemos que adequar esse material para funcionar melhor no zine e no meio disso tudo, algumas promessas de alguns companheiros foram se arrastando e impelindo o Arena a ficar estacionado. Fora que alguns materiais já haviam sido editados na Internet. Outro fato crucial para a demora da publicação foi o tempo. O ano passado foi muito corrido para muita gente e isso também foi um fato chave para que demorássemos dessa forma. Infelizmente (ou felizmente) só agora podemos nos dedicar a confecção final desta terceira edição que estamos lançando agora (quase dois anos após a segunda edição!) e com uma novidade: o leitor pode escolher entre capa colorida e a capa preto e branco. Isso era algo que devíamos ter feito desde o começo, mas é errando que se aprende.

Nesta edição “eclética” temos um numero igual de textos e HQs. Podemos curtir Lagarto Negro, criação de Gabriel Rocha com textos de Marcos Franco e arte de Marcio Sennes. Ainda temos Ladras, escrito por Edvanio Pontes e arte de Caio Reis. Por fim no Arena você ainda tem a HQ Bento, criado e escrito por Anderson Cunha e arte de Rodrigo Vinicius. E você ainda poderá curtir os textos sobre a HQ nacional escritos por caras fantásticos como Rafael Tavares e Lucas Ed em duas ótimas matérias. Há também uma boa entrevista com Marcos Gratão, cocriador do HQNado, praticamente um pioneiro nessa área de quadrinhos online e para fechar no saideira temos as engraçadas tiras criadas Nicholas A.Sindeaux da Toupeira Aloprada!

É de fato uma edição bem recheada.

Clique AQUI para ver a capa colorida maior
Clique AQUI para ver a capa preto e branco maior

Serviço

Arena#03
Selo: Maximus Estúdios
Capa: Alexandre Menezes (cores de Hernández Melo)
Páginas: 28
Preço: R$ 4,00 (color) e R$ 2,00 (preto e branco)
Editores: Edvanio Pontes e Alexandre Menezes
Contato: maximusestudios@hotmail.com ou edvaniosilvapontes@gmail.com